Convite à partilha de práticas e de sugestões
Assinalam-se, neste mês de outubro, os dois anos após a publicação de dois documentos de referência: Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e da formação e as Orientações éticas para educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem, uma iniciativa da Comissão Europeia tomada no âmbito do Plano de Ação para a Educação Digital 2021-2027 Reconfigurar a educação e a formação para a era digital.
Ambos os documentos têm sido essenciais, pois contribuem para a capacitação dos docentes não só para combater a desinformação e melhorar a literacia digital, mas também para apoiar na utilização responsável e ética da IA na educação.
Desde o seu lançamento, as orientações concebidas para apoiar no combate à desinformação e promover a literacia digital já foram consultadas cerca de 12.000 vezes, enquanto o documento Orientações éticas para educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) já foi consultado 29.000, o que é revelador da sua utilidade e do interesse que têm suscitado.
Com vista à melhoria do conteúdo dos documentos publicados, convidamos os docentes a partilharem as suas opiniões e sugestões. Para tal, devem aceder e preencher os formulários:
https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/GuidelinesDisinformation2024 (disponível até 3/11/2024)
https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/EthicalGuidelinesArtificialIntelligence2024 (disponível até dia 17/11/2024)
Aceda às :
Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e da formação
Orientações éticas para educadores sobre a utilização de Inteligência Artificial (IA) e de dados no ensino e na aprendizagem