Acerca do Projeto | Documentos | Notícias | Parceiros | Contactos
O projeto Mentoring for School Improvement (MenSI) é uma Ação de Coordenação e Apoio que tem uma duração de 28 meses (novembro de 2020 - fevereiro de 2023) que conta com o financiamento do programa H2020 da Comissão Europeia.
Com este projeto pretende-se realizar uma investigação pan-europeia sobre a forma como diferentes abordagens à mentoria podem servir de apoio à integração de práticas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem, com recurso ao digital, nas Escolas do 1.º ciclo até às escolas secundárias. Tem por base os resultados e lições aprendidas com o anterior projeto EU-FP7 Living Schools Lab (2012-2014), que prestou apoio a agrupamentos de escolas através de “polos regionais” e irá igualmente tirar partido da rede de laboratórios de aprendizagem que fazem parte da atual iniciativa Future Classroom Lab da European Schoolnet.
Principais objetivos do projeto:
- Investigar a teoria e a prática da mentoria entre escolas, incluindo os pontos fortes e os pontos fracos e ainda que custos podem estar envolvidos com estas atividades de mentoria, os diferentes modelos de mentoria e de aprendizagem entre pares na escola.
- Criar e incentivar uma rede com mais de 100 Escolas Mentoras e Mentoradas para dirigir uma série de abordagens para enfrentar os desafios políticos.
- Analisar a eficácia das abordagens de mentoria de toda a escola aplicadas pelas escolas da rede para apoiar a integração das TIC no ensino e na aprendizagem.
- Oferecer recomendações e orientações baseadas em evidências, para uma melhor colaboração dos agrupamentos através da implementação de diferentes abordagens (descendente, ascendente, virtual, etc.).
- Criar uma comunidade de práticas e oportunidades de desenvolvimento profissional para um grupo mais vasto de pessoal escolar e um mecanismo de intercâmbio para os decisores políticos.
Estrutura do Projeto MenSi: