Estão abertas as inscrições para a edição deste ano do Fórum para uma Internet mais segura 2024, que terá lugar na quinta-feira, 21 de novembro de 2024, em formato híbrido (em Bruxelas e online). A edição deste ano tem como título Where’s the harm? Protecting children and young people against inappropriate content and bullying online.
Texto No último ano, tem-se assistido, a nível mundial, ao aumento da preocupação acerca dos potenciais perigos e riscos a que estão expostas as crianças e jovens, quando estão online, incluindo o ciberbullying e que continua a ser o motivo mais comum para contactar as linhas de apoio da rede Insafe. Além disso, as campanhas para proibir a utilização das redes sociais e dos smartphones pelos adolescentes mais novos têm vindo a ganhar força em vários países, estando em preparação mais legislação e regulamentação. Neste contexto, o Fórum Safer Internet 2024 centrar-se-á, sobretudo, no primeiro pilar da estratégia BIK+: experiências digitais seguras e, mais especificamente, na forma de proteger as crianças e os jovens contra conteúdos inadequados e a intimidação online. Durante o Fórum pretende-se fazer um balanço da aplicação das novas regras da Lei dos Serviços Digitais (DSA), discutir os riscos associados à exposição a conteúdos e comportamentos online potencialmente nocivos, incluindo o ciberassédio,
bem como explorar as ferramentas e estratégias atualmente disponíveis ou necessárias para atenuar os riscos. O Fórum para uma Internet mais segura (SIF) é uma conferência internacional anual, na qual decisores políticos, investigadores, organismos responsáveis pela aplicação da lei, jovens, pais e encarregados de educação, professores, ONG, representantes da indústria, peritos e outros intervenientes, se reúnem para debater as últimas tendências, oportunidades, riscos e soluções relacionadas com a segurança online das crianças, com o objetivo de tornar a Internet num lugar melhor. É de salientar que a Subdiretora-Geral da Educação, Dra. Maria João Horta, integrará o painel “How to Foster Children’s and Young People’s Mental Health and Well-bei”’. À semelhança das edições anteriores, o evento está a ser organizado com um foco particular nos jovens, que desempenham um papel ativo no planeamento, preparação e realização do Fórum. Merece destaque a presença de três jovens Líderes Digitais Portugueses: Marta Gonçalves, João Lopes e Augusto Oliveira.
Para mais informações e inscrições, aceda a: Safer Internet Forum | Better Internet for Kids